Formação com as nossas Irmãs Clarissas




Durante o mês de abril tivemos dois encontros formativos com as Irmãs Clarissas, as damas pobres, residentes em Campina Grande.
Estes encontros fazem parte do programa de formação do Noviciado. Já tivemos dois encontros, no primeiro destes (20/04) sob orientação das Irmã Laura, Irmã Beatriz e Irmã Chiara, refletimos ao longo da tarde a biografia de Santa Clara fundadora das clarissas. A primeira mulher a escrever uma regra de vida. Tínhamos outras vezes assistidos filmes, ouvido falar, ou lido algo sobre a nossa mãe Clara, mas ouvir suas filhas falarem com tanto carinho e amor nos encheu o coração de admiração por esta mulher forte e cheia de ternura que até os dias atuais questiona-nos a cerca de nossas escolhas e sentido a vida. O espaço também serviu para tirarmos dúvidas no que no refere à vida destas monjas, estreitar as distâncias e nos conhecer mutuamente, falando de nossas experiências. Valeu à pena ouvir pessoas que falam do amor não por que têm idéia do que seja, mas porque vivem e o conhecem, assim como Clara de Assis que, buscando forças em Deus, com a ajuda de nosso seráfico pai Francisco conseguiu alcançar a plenitude sem ir muito longe, mas dentro de si, na clausura do ser que abrigará Jesus Cristo, encontrou felicidade verdadeira.
No segundo encontro (27/04), agora com Irmã Letícia, Irmã Verônica e Irmã Inês conversamos sobre o conteúdo das quatro cartas de Santa Clara à Inês de Praga e uma para Ermentrudes. O conteúdo é interessantíssimo! Percebemos que mesmo sem nunca ter se encontrado com Santa Inês, Clara abre seu coração com sua irmã e amiga, partilha esperanças, louva a Deus por tudo que tem feito em sua vida e na vida de suas irmãs, dá orientações de como viver a pobreza, esta que segundo Clara levara ao perfeito estado de espírito. Também ela exorta a Ermentrudes que não se distancie de Deus, louvando-o por sua irmã e filha que afastou-se da " lama do mundo," e agora trilha o caminho da virtude.
"Breve é nosso esforço aqui,
mas a recompensa é eterna."
Santa Clara (5 CCL)
A reflexão sobre as cartas nos foi apresentada com muita simplicidade, mas com paixão típica das pessoas que vivem suas escolhas, lutam por elas, são realmente livres para expressar em seus sentimentos, sorrisos o amor de Deus presente em sua caminhada. Ao final queremos levar em consideração o conselho de nossa mãe Clara de olhar, considerar e contemplar a vida para assim podermos discernir os caminhos que nos leva ao coração dos nossos irmãos buscando a eternidade no tempo presente.
"Se com ele sofreres, com ele reinaras. Se com ele chorares, com ele exultarás."
Santa Clara (2CCL)

Paz e bem!
Frei Elias, ofm.

0 comentários: