Aniversários

No dia 23 de novembro a nossa fraternidade estava em festa, pois celebramos a dádiva da vida de nosso irmão Frei Marcondes. Logo as 24h do dia 23 o acordamos com grande alegria para cantar os parabéns e durante ... CONTINUE LENDO

Convívio Fraterno com Conselho Regional da OFS, Paraíba e Rio Grande do Norte

No dia 24 de novembro do corrente ano, nós noviços participamos de um convívio fraterno junto com os irmãos da Ordem Franciscana Secular – OFS que integram o Conselho Regional PB/RN que estavam reunidos para avaliar a caminhada deste ano e se confraternizar... CONTINUE LENDO

IV Novinter

Durante os dias, de 08 à 11 de novembro, na casa do noviciado redentorista em Campina Grande, aconteceu o IV Novinter. O encontro contou com a presença dos Frades Menores, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Franciscanas de Maristela, Carmelitas Missionárias, Irmãs da Caridade Mãe da Misericórdia e Redentoristas... CONTINUE LENDO

III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba

No dia 26 de novembro de 2012, aconteceu no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa, o III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba... CONTINUE LENDO.

Encontro dos Frades Idosos

Nos dias 19 e 20 de novembro, o convento Ipuarana acolheu o encontro dos frades idosos da Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil. ... CONTINUE LENDO

Encontro das casas vizinhas da Paraíba



Aconteceu no dia 30 de abril p.p. o encontro das Casas Vizinhas do Regional da Paraíba. O mesmo foi realizado no Convento de Santo Antonio de Lagoa Seca. Estiveram presentes de João Pessoa: Frei Hermano Heyens, Frei Urbano Kaup e Frei Vito Hoffmann. Frei Anastácio teve sua ausência justificada por haver chegado na madrugada deste dia de um compromisso partidário em Brasília – DF. De Campina Grande: Frei Hermano Wiggenhorn, Frei Hermano Cuerten, Frei Josafá Araújo e Frei José Reynaldo. De Lagoa Seca: Frei Marcos Osmar, Frei Francisco Gonçalves, Frei Anézio Gomes, Frei Manoel Ferro, Frei Fernandes e os noviços: Frei Elias, Frei Fábio, Frei Enielmo, Frei Pedro Neto, Frei Marcondes, Frei Rômulo e Frei Erick.
Inicialmente, Frei Marcos Osmar, que coordenou o encontro, desejou a todos boas vindas e iniciou a oração. Em seguida disse que o principal objetivo do encontro é rearticular o regional das Casas Vizinhas da Paraíba. O último encontro deste regional aconteceu em 2008. Seguindo pediu que cada um dissesse como está se sentindo após as mudanças trazidas pelo último Capítulo Provincial.
Na partilha ficou constata que no geral todos se sentem bem. Os novos estão se adaptando à sua nova fraternidade e ao seu campo pastoral. Algumas transferências pagaram os “transferidos” de surpresa como a de Frei Hermano Wiggenhorn de Lagoa Seca para Campina Grande; de Frei Urbano Kaup de Mossoró para João Pessoa; e a de Frei Anastácio de João Pessoa para Lagoa Seca. Foi reclamado o modo como alguns foram transferidos. Sobre Frei Anastácio foi esclarecido que ele entrou em contato com Frei Marcos Osmar apresentou-lhe sua obediência, mas também uma carta do Ministro Provincial autorizando sua permanência em João Pessoa por causa do seu mandato parlamentar.
Após este momento de partilha foi feita uma avaliação, que mostrou que o encontro foi muito bom; que deve continuar num clima fraterno e descontraído sem perder sua profundidade. O próximo está previsto para o dia 17 de setembro de 2012, na Fraternidade de São Francisco, em Campina Grande. Ficou combinado que a coordenação ficará a cargo da fraternidade onde o mesmo será realizado. Foi cobrada a presença do Secretário Provincial da Formação Permanente, Frei Beto Breis. O texto, Vida Religiosa Consagrada – aposentadoria precoce, do Pe. Alfredo J. Gonçalves, foi distribuído para leitura pessoal.
Antes do almoço foi servido um drinque e depois do almoço todos retornaram às suas fraternidades.
Para o louvor de Cristo. Amém!
Frei Fernande,ofm

VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:







II Festevoc




A vocação é sempre o chamado do Criador as criaturas e a resposta de amor para o serviço de anunciar um reino de paz. A semente precisa ser lançada para que haja os frutos . Nessa perspectiva de anúncio e de propagação do reino de Deus a Diocese de campina Grande juntamente com as diversas Congregações, Ordens e Movimentos Leigos realizou o II Festival vocacional – FESTIVOC no ultimo domingo , 29 de abril. O mesmo realizou-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Cada congregação e carisma de diversas formas e seguimentos montaram as suas tendas e divulgando o seu trabalho, a sua forma de vida e o seu carisma para os jovens que visitaram as tendas durante todo o dia, fazendo perguntas e conhecendo um pouco da história e do crisma de cada congregação. Nós noviços, acompanhados por Frei Marcos Osmar, nos fizemos presentes mostrando um pouco do carisma e sendo presença franciscana em meio a diversos carismas que ali se fizeram presentes. Estavam presentes também as Irmãs Franciscanas de Dellingen, Irmãs Franciscanas Missionárias de Santo Antonio e Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora onde assim pudemos unir forças como família franciscana.
O Festival teve início com a celebração eucarística e em seguida com o café da manhã para todos os presentes. No decorrer do dia aconteceram palestras, músicas, teatro. Com alegria, animação e muita criatividade de cada congregação
apresentava suas atividades e carismas em suas tendas.
Muitos encontros, troca de experiências, conhecimentos e testemunhos de vida fizeram esse dia ser um sinal de amor e chamado na vida e no coração de muitos jovens que ali se fizeram presentes.
Convictos de que o amor de Deus se fez presentes em nosso meio esperamos que com a nossa presença de Igreja povo de Deus e, principalmente como franciscanos, que a semente que foi lançada possa dá bons frutos no coração de muitos jovens. Os nossos parabéns a todos os carismas que se fizeram presentes neste evento.
Paz e bem!
Frei Pedro Neto, ofm


VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:

















Capítulo Regional Eletivo da OFS



Nos dias 27,28 e 29 de abril, no Convento Ipuarana, aconteceu o capítulo eletivo da Ordem Franciscana Secular (OFS) do regional Paraíba e Rio Grande do Norte; estavam presentes representações de cada fraternidade, dividido nos nove distritos que formam estes regional. Irmã Flávia, Franciscana de Dellingen, que refletiu o tema do capítulo " Santa Clara de Assis e de hoje, caminho de unidade. Frei Almir Ribeiro assistente nacional da OFS, refletiu a temática do laicato. Também se fez presente o ministro nacional Antônio Benedito que presidiu o capítulo.Nesse capítulo por ser o primeiro que participamos, podemos perceber a estrutura da OFS e sua caminhada e sentimos a alegria que os irmãos têm de caminhar no carisma franciscano e do jeito de se anunciar o evangelho de Cristo e de se preocupar pela unidade da ordem e por todos os desafios do regional e da disposição fraterna que demonstraram ter para caminharem neste triênio de 2012-2015. Neste Capítulo Elza Guimarães da Fraternidade São Francisco de Campina Grande, foi eleita Ministra Regional.

Paz e bem!

Frei Marcondes




VEJA IMAGENS DESTE MOMENTO:

Formação com as nossas Irmãs Clarissas




Durante o mês de abril tivemos dois encontros formativos com as Irmãs Clarissas, as damas pobres, residentes em Campina Grande.
Estes encontros fazem parte do programa de formação do Noviciado. Já tivemos dois encontros, no primeiro destes (20/04) sob orientação das Irmã Laura, Irmã Beatriz e Irmã Chiara, refletimos ao longo da tarde a biografia de Santa Clara fundadora das clarissas. A primeira mulher a escrever uma regra de vida. Tínhamos outras vezes assistidos filmes, ouvido falar, ou lido algo sobre a nossa mãe Clara, mas ouvir suas filhas falarem com tanto carinho e amor nos encheu o coração de admiração por esta mulher forte e cheia de ternura que até os dias atuais questiona-nos a cerca de nossas escolhas e sentido a vida. O espaço também serviu para tirarmos dúvidas no que no refere à vida destas monjas, estreitar as distâncias e nos conhecer mutuamente, falando de nossas experiências. Valeu à pena ouvir pessoas que falam do amor não por que têm idéia do que seja, mas porque vivem e o conhecem, assim como Clara de Assis que, buscando forças em Deus, com a ajuda de nosso seráfico pai Francisco conseguiu alcançar a plenitude sem ir muito longe, mas dentro de si, na clausura do ser que abrigará Jesus Cristo, encontrou felicidade verdadeira.
No segundo encontro (27/04), agora com Irmã Letícia, Irmã Verônica e Irmã Inês conversamos sobre o conteúdo das quatro cartas de Santa Clara à Inês de Praga e uma para Ermentrudes. O conteúdo é interessantíssimo! Percebemos que mesmo sem nunca ter se encontrado com Santa Inês, Clara abre seu coração com sua irmã e amiga, partilha esperanças, louva a Deus por tudo que tem feito em sua vida e na vida de suas irmãs, dá orientações de como viver a pobreza, esta que segundo Clara levara ao perfeito estado de espírito. Também ela exorta a Ermentrudes que não se distancie de Deus, louvando-o por sua irmã e filha que afastou-se da " lama do mundo," e agora trilha o caminho da virtude.
"Breve é nosso esforço aqui,
mas a recompensa é eterna."
Santa Clara (5 CCL)
A reflexão sobre as cartas nos foi apresentada com muita simplicidade, mas com paixão típica das pessoas que vivem suas escolhas, lutam por elas, são realmente livres para expressar em seus sentimentos, sorrisos o amor de Deus presente em sua caminhada. Ao final queremos levar em consideração o conselho de nossa mãe Clara de olhar, considerar e contemplar a vida para assim podermos discernir os caminhos que nos leva ao coração dos nossos irmãos buscando a eternidade no tempo presente.
"Se com ele sofreres, com ele reinaras. Se com ele chorares, com ele exultarás."
Santa Clara (2CCL)

Paz e bem!
Frei Elias, ofm.

Opção pelos pobres e Concilio Vaticano II





Nos últimos dias 19 e 20 de abril e 02 de maio, nós noviços, tivemos formação com Frei Hermano José Cuerten, ofm, sobre Opção pelos Pobres e Concilio Vaticano II.
Com o decorrer da reflexão pudemos observar que apesar de já ter completado 50 anos do Concilio Vaticano II, a igreja ainda não conseguiu atingir os seus objetivos, colocando-o em prática.
O Frei Hermano José Cuerten, ofm de forma descontraída pelos cânticos das comunidades, nos apresentou também um pouco de sua trajetória e suas lutas junto ao povo Paraibano, nos inspirando, a termos mais firme em nós, esta opção pelos pobres. Nada melhor para ajudar a refletir do que fatos concretos da caminhada. Foram dias muito proveitosos e enriquecedores.
A tarde do dia 02 Frei Pedro, Frei Rômulo, Frei Fábio e Frei Erick, fomos com Frei Hermano José Cuerten à Comunidade São Pedro e São Paulo localizada em Campina Grande, para ver de perto um projeto popular de revitalização do Rio Riacho das Piabas. Lá vimos uma comunidade simples e pudemos presenciar de perto o quanto o povo mais pobre sofre com a falta de saneamento e, consequentemente, a natureza também. Pudemos ver muito lixo espalhado e um rio fraquinho, talvez também por conta do lixo espalhado por seus afluentes.
Peçamos ao Senhor para que nunca esqueçamos do povo que tanto precisa de nós e não percamos de vista, que o sentido da vida religiosa é estar entre o povo - viemos para o povo – e como franciscanos, principalmente os mais simples, pobre e marginalizado. Paz e Bem, e muita esperança para mudar nossa realidade injusta!

Frei Erick Ramon, OFM


VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO: