Outubro, mês das missões
Quando chega o mês de outubro, nossa atenção se volta para a comemoração de São Francisco, dia quatro, para a festa da sua páscoa. Pensamos também em nós todos, que somos franciscanos e que, ao longo da caminhada, vamos construindo nossa identidade, hoje numa época de grandes mudanças e sérios questionamentos. No dia onze comemoraremos os cinqüenta anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e o início do Ano da Fé; doze de outubro comemora-se a festa da nossa Mãe Negra a Senhora Aparecida. Ainda comemoramos outros santos e santas, que estão na vida e na espiritualidade do povo católico brasileiro. Mas outubro é também o mês dedicado pela Igreja às missões, ou seja, o mês missionário. É um tempo de reflexão e aprofundamento sobre a caminhada da Igreja em vários lugares de missão onde estão inseridos tantos padres, irmãos e irmãs de várias congregações, ordens e institutos de vida apostólica e leigos. Para nós Franciscanos a missão deve ser nossa razão de “existir”, mas ela só acontece e, se faz nossa vida, nosso modo de existir, se, a vivermos primeiramente entre nós mesmos e em fraternidade; assim nos deixa claro nossas Constituições Gerais: “Sendo a comunhão fraterna, sustentada pela oração e pela penitência, o primeiro e mais claro testemunho do Evangelho e o sinal profético de uma nova família humana, a maneira de os irmãos viverem entre o povo seja tal que quem os vir ou ouvir glorifique e louve o Pai que está nos céus (CCGG. 87§2)”, portanto, é sempre a fraternidade que evangeliza. Nessa perspectiva, nós noviços, orientados pelos nossos formadores, realizamos durante o mês de maio, uma experiência missionária no Assentamento João Gomes, na grande Mucatu em Alhandra – Paraíba. Foi uma semana de missão, num sentido mais além daquilo que entendemos como missão, ou seja, uma semana de vivencia na vida do povo, rezando com eles, participando de suas atividades: na agricultura, nos trabalhos domésticos, ouvindo suas histórias, suas dificuldades, suas alegrias, homenageando e cantando a mãe de Jesus, pela qual aquele povo mantém uma forte devoção. Assim, como irmãos menores, nós vamos pelo mundo como servidores de Cristo, pobres entre os pobres, servindo e amando a todos de coração humilde e sincero e em menoridade. Que São Francisco nos ajude a cultivar sempre, o desejo pela missão a serviço de todos, não só pela missão ad gentes, mas também nos lugares onde estamos inseridos como frades menores.
Enielmo Ehanis, noviço ofm
A BÍBLIA NA VIDA:Sinal de Profecia
O mês de setembro na Igreja Católica é dedicado à Sagrada Escritura conhecida popularmente como Bíblia, ou seja, o mês de setembro é especial na vida da Igreja. Nesse tempo, muitos católicos lêem e aprofundam o conhecimento sobre a Palavra de Deus em diversos lugares e de várias formas como: nos círculos bíblicos, nos encontros semanais nas casas do povo, nos movimentos de reflexão bíblica. Muitas vezes em alguns lugares essas iniciativas são tomadas pelo próprio povo que, sente necessidade de possuir a Bíblia e um conhecimento sobre a mesma, para um maior entendimento e aprofundamento da Palavra de Deus. Merece destaque, a Lectio Divina que, “dentre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, está como uma forma privilegiada: o exercício da leitura orante, usando métodos apropriados reconhecidos pela Igreja, com seus quatros momentos – leitura, meditação, oração e contemplação/ação – que favorece um encontro pessoal com Jesus Cristo, o Verbo de Deus Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011 – 2015 Art. 4.3. 96)”. Esse método é muito usado pelas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, segundo o documento l, “as CEBs se destacam, por sua forma privilegiada de vivencia comunitária da fé inserida no seio da sociedade em perspectiva profética (DGAE).” As CEBs são o exemplo das primeiras comunidades, daquelas dos primeiros cristãos citados nos Atos dos Apóstolos, com isso concluímos que, tudo se dá por meio da vivencia assídua da Palavra de Deus em suas vidas. Oxalá todos nós em nosso cotidiano, possamos valorizar e tentar viver a Palavra de Deus em nossa vida com amor e atenção sempre.
E aqui como foi?
Enielmo Ehanis, noviço ofm
Visita do ASA
Nos dias 25 e 26/08/2012 uma comitiva dos Amigos de Santo Antonio – ASA, grupo que se reúne aos sábados no Convento de Santo Antonio do Recife fez uma visita à Casa Porciúncula. Constava da comitiva Misa Lucena e o casal Manoel e Gracinha. Esta visita vinha sendo aguardada por Frei Fernandes, um dos fundadores do ASA, desde que o mesmo foi transferido para Lagoa Seca.
Em nossa casa o grupo teve um bom convívio com os noviços e com os frades participando do recreio preparado exclusivamente para ele e dos atos litúrgicos da fraternidade.
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO
III NOVINTER
De 05 a 09 de setembro deste ano, nós noviços da Ordem dos frades Menores e a fraternidade Santo Antonio do convento Ipuarana de Lagoa Seca - PB teve a alegria de receber por mais uma o grupo de noviços e noviças para a realização do III NOVINTER. Participaram as Irmãs Franciscanas de Dillingen, Irmãs Franciscanas de Maristella, Irmãs Carmelitas Missionárias, Irmãs de Caridade Mãe da Divina Misericórdia, os frades Capuchinhos, Redentoristas e nós Frades Menores. A assessorado foi do Frei Sérgio Ancelmo, OCarm, residente em Princesa Isabel – PB. O tema estudado foi Teologia da Vida Religiosa e Votos.
O encontro teve inicio, às 19h30min, com a oração de abertura conduzida por uma equipe. Em seguida houve um momento de alegria e inteiração no grupo para acolher em nosso meio os que estavam vindo pela primeira vez como o assessor Frei Sérgio, OCarm, o vice mestre dos capuchinhos Frei Carlos Alexandre,OFMCap, Ir. Socorro que estava acompanhando as noviças carmelitas e Pe. Luiz Gonzaga, CRRS mestre dos redentoristas. Depois foi combinado o horário e a divisão das tarefas e encerraram-se as atividades deste dia.
No dia seguinte Frei Sérgio deu inicio aos trabalhos fazendo memória da vida religiosa mostrando sinais deste experiência de vida na bíblia sagrada desde o antigo e o novo testamentos. Citou personagens bíblicos como Caim, Abel, Sansão para ilustrar sua reflexão. Enfatizou que a vida religiosa é uma herança sagrada por isso cuidar e respeitar. Então foi feito todo um percurso da vida religiosa desde os primeiros séculos do cristianismo, passando pela Idade medieval com os mendicantes sendo marcados pelas presenças de São Francisco e São Domingos; passando pela história da revolução Francesa. Foi visto algumas datas significativas, detendo-se no Concílio Vaticano II aos dias atuais; onde podemos fazer um levantamento das principais motivações da vida religiosa e perceber as que estão mais presentes nos nossos dias; perceber também em que crescemos diante de toda a história e em que ainda precisamos dar passos e que somos chamados a dar resposta diante da sociedade e de seus desafios mais conflitantes.
Após fazermos esta exploração dos processo da vida religiosa consagrada podemos trabalhar um pouco sobre os votos debatendo de forma bem dinâmica a idéia principal de cada um dos conselhos evangélicos e sobre a vida fraterna. Percebemos que diante de toda a realidade devemos ter um senso de pertença a Deus, pois uma vez consagrados a Ele devemos oferecê-lo aquilo que temos de maior importância, a nossa vida por inteiro. Percebemos também que devemos ser religiosos que dispõe da alegria e da liberdade com grande satisfação e com amor. Podemos também ver os meios e as práticas para melhor abraçar a VRC com as suas principais dificuldades nos dias de hoje.
A cada noite do NOVINTER tínhamos uma programação diferenciada onde gostaria de destacar a noite da quarta-feira (05/09) que após nos acolhermos mutuamente, comemoramos o aniversário de Frei Marcos Osmar, nosso guardião, de Gildevan, noviço dos Redentoristas. As irmãs Carminha e Socorro que aniversariavam nos dia 07 e 08 respectivamente também foram festejadas. Na quinta-feira cada congregação uma apresentou, em síntese, seu carisma e experiências vivenciadas durante o noviciado. A partir de cada apresentação podemos perceber as nossas motivações para a vida religiosa. Na noite do sábado houve um momento cultural com apresentações culturais de cada região, também feitas por cada congregação. Foi um momento de alegria e crescimento fraterno; vale destacar também que durante todo o encontro estava acontecendo o "CORREIO DA AMIZADE" que favoreceu também momentos de interação e de alegria durante todo o encontro.
No domingo pela manhã Frei Sérgio conclui os trabalhos e logo em seguida fizemos avaliação do nosso encontro destacando diante de tudo que foi um encontro muito enriquecedor pela explanação do tema e bem trabalhado pelo assessor; a inteiração e partilhas do grupo e também as respostas que a partir de então precisamos dar ao mundo como consagrados e consagradas a Deus.O encontro concluiu com o almoço e logo após houve as despedidas, pois muito começaram a dirigir-se as suas fraternidades.
Frei Pedro Neto, ofm
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:
Frei Pedro Neto, ofm
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:
Mutirão no museu
Entre os dias 27 e 28 de setembro Frei Marcos Osmar e nós, noviços, fizemos um mutirão para limpar e arrumar o Museu do Índio.
Logo que começamos o serviço percebemos que não seria tão fácil assim. Com muita poeira e mofos as peças precisaram ser limpas uma a uma, tudo com muito cuidado para não danificá-las; mesmo assim isto não conseguiu tirar o clima de descontração e brincadeiras que deixaram o trabalho mais leve.
Esperamos que as pessoas que visitam o museu conheçam um pouco de nossa missão e vida do povo indígena. Esforçamo-nos para receber bem os visitantes, afinal o testemunho do franciscano também passa pelo zelo do patrimônio que lhe é confiado cuidar.
Frei Elias, ofm
Aniversários
O mês de setembro chegou trazendo bons motivos para celebrar. No dia 05, comemoramos o aniversário do nosso guardião Frei Marcos Osmar. Convidamos todos os funcionários do convento Ipuarana para juntos com os frades fazermos uma grande surpresa ao aniversariante. Para recebê-lo preparamos um gostoso café da manhã, preparado com a contribuição de todos. O momento teve início com o tradicional canto do “ parabéns pra você” e por boas risadas. Mais não parou por ai não; à noite depois da abertura do III Novinter, um encontro entre noviços de várias congregações, tivemos a oportunidade de festejar mais uma vez, agora com bolo e refrigerante.
No dia 18 foi a vez do Frei Enielmo celebrar o dom da vida. Comemoramos esta data especial com um convívio fraterno e um almoço que preparamos para demonstrar o quanto agradecemos a Deus pela vida de nosso irmão e prezamos por sua presença entre nós. O momento foi enriquecido pela presença dos confrades que com alegria e bom humor fizeram deste um dia inesquecível para o Frei Enielmo e todos nós.
Agradecemos a Deus pela oportunidade de ter pessoas especiais como Frei Marcos e Frei Enielmo presentes em nossa caminhada.
Frei Elias, ofm
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO
Frei Elias, ofm
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO
OFS: Encontro distrital
No dia 2 de setembro deste ano Frei Pedro Neto e Frei Marcondes participaram do encontro das fraternidades que fazem parte do Distrito de Guarabira, do regional da OFS PB / RN, na cidade de Areia PB. Compõem este Distrito as seguintes fraternidades: Guarabira, Bananeiras, Solânea, Lagoa de Dentro, Belém, Pirpirituba e a fraternidade anfitriã Areia. O encontro foi assessorado pela ministra do Regional Elza Guimarães e o formador Nunes. Foi um momento muito proveitoso, onde podemos ouvir as partilhas, as motivações, como também as tristezas, os pedidos de orações e as alegrias. Podemos também sentir um sinal de esperança na presença dos jovens e nos vínculos de aproximação e confiança.
Conhecer a realidade deste ramo do carisma franciscano, perceber o jeito singular que esses irmãos têm de viver o carisma franciscano no meio secular: no seu trabalho, na família, na escola, no engajamento em outras pastorais, enfim onde estão presentes deixam sua marca.
Que Deus com seu Espírito criativo continue a iluminar essas fraternidades, para bem transmitir a mensagem que São Francisco bem viveu que é a proposta de paz e bem em contínua relação com a criação.
Frei Marcondes, ofm
Apresentação dos livros
No mês de maio foi entregue por Frei Fernandes a cada um de nós, noviços, um livro. Estes tratam da vida consagrada, da vida de oração e espiritualidade da vida religiosa consagrada. Cada um de nós tivemos um tempo para lê-los e preparar de alguma maneira uma apresentação do resumo deste livro para os demais noviços e para o mestre Frei Fernandes. Então com datas marcadas cada um pode fazer sua apresentação na seguinte ordem: dia 11/09 A profissão dos conselhos evangélicos, de Francisco Fernando da Silva, ofm e apresentado pelo noviço Frei Marcondes; dia 12/09 A oração, de diversos autores e apresentado pelo noviço Frei Enielmo Ehanis; Beber do próprio poço - Itinerário espiritual de um povo,de Gustavo Gutiérrez e apresentado pelo noviço Frei Rômulo; Terceiro Abecedário da vida espiritual, de Francisco de Osuna e apresentado pelo noviço Frei Pedro Neto; Francisco - Retorno ao evangelho, de Eloi Leclerc e apresentado pelo noviço Frei Erick Ramom e Olhos do Espírito - Itinerário de formação na orientação na escola de Francisco e Clara de Assis do autor Frei José Carlos Pedroso, OFMcap, apresentando por Frrei Elias..
As apresentações desses livros nos servirá de motivação para a nossa caminhada e depois para confrontar com a nossa experiência de oração tanto pessoal como comunitariamente e também para nos ajudar a refletir de diversas maneiras como Deus se revela a cada um de nós e que nos faz confrontar com a vida e repensarmos o nosso modo de viver.
Frei Pedro Neto, ofm
Aos irmãos Franciscanos
Aos meus irmãos Franciscanos
Viemos te agradecer
Pela sua permanência em Salgado
Que nos faz fortalecer
A palavra de Deus
Para que possamos crer.
E seu trabalho é excelente
Falando sobre a natureza
São obras de Deus
Isto nós temos a certeza
Deus está ao nosso lado
Mostrando a sua grandeza.
São Francisco de Assis
É o patrono da natureza
O sol nasceu para todos
Nos dando saúde e fortaleza
Devemos todos respeitar
O valor de sua grandeza.
O rio Paraíba do Norte
Nós conhecemos a sua história
Nasceu na serra de Jabitacá na comarca de Monteiro
Nos dando saúde, paz e alegria
De sua água cristalina
A areia brilhante que ficou na memória.
Nas suas enchentes
Os jovens ficavam a navegar
De uma margem para outra
Que nos faz recordar
Com seus instrumentos o cavalete
Que jamais irá voltar.
Ó nossos irmãos Franciscanos
É grande a nossa satisfação
De estarmos juntos
Trabalhando com amor e gratidão
Esperamos a sua volta
Para nos tornarmos mais irmãos.
Um abraço da irmã Franciscana:
Maria de Lourdes Vieira de Oliveira (Lurdinha)
Salgado de São Felix, Paraíba, 20 de Outubro de 2012.
Posse do novo Bispo de Campina Grande
No dia 29 de setembro de 2012, tomou posse canônica da Diocese de Campina Grande – PB, sua excelência reverendíssima Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFM Cap. A cerimônia começou às 16h na Praça da Bandeira com a recepção do novo Bispo. Depois de lhe ser entregue simbolicamente a chave da cidade e dos discursos das autoridades civis, Dom Delson, como é conhecido, pronunciou suas primeiras palavras aos seus diocesanos ali reunidos. Em seguida teve início uma bonita procissão até a Catedral Diocesana onde o novo pastor daria início ao seu serviço episcopal nesta diocese. Depois de realizar todos os ritos próprios desta cerimônia, Dom Delson recebeu das mãos do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, o báculo pastoral e foi conduzido pelo mesmo até a cátedra, onde se constituía de fato e de direito como 7º bispo diocesano de Campina Grande.
Em suas palavras como Bispo diocesano fez questão de enfatizar a sua disposição para o trabalho de um verdadeiro pastor nesta diocese.
Desejamos a Dom Delson um bom pastoreio frente á Diocese de Campina Grande e que o Espírito do Senhor esteja sempre sobre ele.
Paz e Bem
Frei Rômulo, OFM
II Encontro das Casas Vizinhas
No dia 17 de setembro de 2012, aconteceu no Convento São Francisco, em Campina Grande , o II Encontro das Casas Vizinhas da Paraíba deste ano. Chegamos no Convento por volta das 07h30min da manhã, onde tomamos café junto com a fraternidade que nos acolhia.
As 08h, com as laudes, dava-se inicio a esse encontro celebrativo, pois nesse dia comemorávamos a festa da Impressão das Chagas de Cristo em Francisco de Assis. Seguindo tivemos um momento de partilha onde cada confrade contou um pouco da sua caminhada desde o primeiro encontro até o presente.
Fez-se um pequeno intervalo para o lanche. No retorno fomos convidados a contemplar ás chagas de Francisco e partilhar um pouco dos nossos sentimentos em relação à festa que celebramos. Foi um momento bem enriquecedor.
Culminamos esse encontro com a santa missa presidida pelo guardião da casa, Frei Hermano Wiggenhorn, e depois o almoço. Apesar da alegria de estarmos unidos sentimos falta dos confrades da Fraternidade de Nossa Senhora do Rosário, de Frei Francisco Gonçalves e Frei Anésio Gomes. Esse último, por ter ido deixar o Ministro provincial em Caicó – RN, teve sua ausência justificada.
Na alegria da vida fraterna, renovamos a esperança de nos encontrarmos novamente no III Encontro das Casas Vizinhas, previsto para o dia 26 de novembro em João Pessoa.
Paz e Bem!
Frei Rômulo, OFM
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO
Paz e Bem!
Frei Rômulo, OFM
VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO