Aniversários

No dia 23 de novembro a nossa fraternidade estava em festa, pois celebramos a dádiva da vida de nosso irmão Frei Marcondes. Logo as 24h do dia 23 o acordamos com grande alegria para cantar os parabéns e durante ... CONTINUE LENDO

Convívio Fraterno com Conselho Regional da OFS, Paraíba e Rio Grande do Norte

No dia 24 de novembro do corrente ano, nós noviços participamos de um convívio fraterno junto com os irmãos da Ordem Franciscana Secular – OFS que integram o Conselho Regional PB/RN que estavam reunidos para avaliar a caminhada deste ano e se confraternizar... CONTINUE LENDO

IV Novinter

Durante os dias, de 08 à 11 de novembro, na casa do noviciado redentorista em Campina Grande, aconteceu o IV Novinter. O encontro contou com a presença dos Frades Menores, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Franciscanas de Maristela, Carmelitas Missionárias, Irmãs da Caridade Mãe da Misericórdia e Redentoristas... CONTINUE LENDO

III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba

No dia 26 de novembro de 2012, aconteceu no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa, o III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba... CONTINUE LENDO.

Encontro dos Frades Idosos

Nos dias 19 e 20 de novembro, o convento Ipuarana acolheu o encontro dos frades idosos da Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil. ... CONTINUE LENDO

Primeiro estágio formativo




Grandes foram as alegrias, as motivações e as expectativas para vivenciarmos o nosso primeiro estágio formativo previsto no programa do noviciado. O mesmo foi realizado no período de 22 a 27 de maio deste ano junto aos assentados de Mucatu, município de Alhandra – PB. Fez parte do programa elaborado pelos formadores do noviciado Frei Fernandes e Frei Marcos Osmar antes do estágio estudo e reflexão sobre o estágio e no dia de iniciar o estágio uma positiva e enriquecedora explanação da conjuntura do assentamento feita por Frei Anastácio e Ir. Tânia. Esta explanação nos situar na realidade que iríamos vivenciar; interiorizar os textos de motivação colocados no programa do estágio; meditar a palavra de Deus; rezar pedindo a Deus o auxilio necessário para sermos servos do Pai no anúncio do Reino aos pequenos e necessitados.
Ao chegarmos a comunidade do assentamento João Gomes fomos bem acolhidos, percebemos a alegria e animação do povo em nos receber em suas casas; cada um de nós ficamos em uma casa, proporcionando assim uma maior presença na comunidade. Na avaliação do estágio podemos destacar que a experiência foi bem marcante, organizada e satisfatória; a realidade do assentamento é de um povo simples, humildes acolhedor e fraterno. Estavam todos bem animados para a vivência conosco durante os dias que lá passaríamos. A sua simplicidade e o seu carinho nos deixaram bem à vontade para nos inserirmos nas suas histórias de vida através das suas atividades do dia a dia: nos trabalhos do roçado, das partilhas de vida, das visitas às famílias e das celebrações em louvor a Nossa Senhora realizadas pela comunidade.
Participando assim da história de luta de um povo que ainda hoje se une para garantir os seus direitos de cidadãos. Luta com humildade e insistência contra a compra de terras a instalação da empresa ELIZABETH na comunidade, pois, a mesma causará danos a natureza e ao meio em que vivem. Relatam que aquele lugar está marcado com suas histórias, com o passado de lutas e é de onde garantem sustento as famílias, portanto é preciso preservar as terras, as nascentes e reservatórios naturais de água ali existentes e toda a região. Apesar de serem contra a instalação da fábrica, a mesma já está com causa ganha e alguns agricultores vendem-se, enfraquecendo a voz dos que clamam por igualdade e justiça.
Sentem-se abandonados pelo poder público do município que não favorece a mínima assistência à comunidade, onde não há escola, posto de saúde e nem apoio à associação e suas lutas. A comunidade sente-se abandonada e seus moradores enfraquecidos na luta e nos seus direitos. O povo também sente a falta de apoio e da presença da Igreja. Nesse sentindo lembram com s do apoio saudade e carinho do Frei Anastácio e da Frei Hermano José dedicado a eles em suas lutas pela posse daquelas terras e a permanência na mesma. O trabalho desenvolvido pelos frades ainda hoje os motiva a continuarem confiantes em seus trabalhos e em suas lutas, pois temem que com a instalação da Fábrica Elizabeth na aérea com o tempo poderão se sair do assentamento.
Apesar das suas grandes necessidades e das suas dificuldades ainda existe muita esperança de um povo carente de escuta e de apoio, puderam nos transmitir a alegria e motivação na caminhada, dando-nos coragem e força para evangelizarmos. Formamos muitas amizades que ficarão marcadas para sempre, além do aprendizado de sabermos que a nossa maior missão como franciscanos na evangelização é o serviço e a escuta de um povo que apenas necessita de atenção.
Pedimos a Deus Altíssimo que os abençoe em suas vidas e em suas lutas, que a mãe Maria Santíssima os cubra de bênçãos e que São Francisco seja o nosso maior intercessor no serviço aos mais necessitados.


Paz e bem!
Frei Pedro Neto, ofm


VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:


























Inicio da Trezena de Santo Antônio no Convento Ipuarana- Lagoa Seca – PB



No dia 01 de Junho do ano em curso, deu-se início a trezena em louvor a Santo Antônio, no Convento de Ipuarana. A santa missa de abertura foi presidida pelo frei Manoel Ferro, onde o mesmo, em sua pregação, destacou a grande devoção que o povo tem a Santo Antônio principalmente nos conventos da nossa Província.
Este ano temos como tema: "Santo Antônio, discípulo missionário, promotor da Saúde”.
Pedimos a Santo Antônio que interceda por cada um de nós, junto a Deus.
Santo Antônio Rogai por nós!

Frei Rômulo, OFM

VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO:





SAÍDA DE FREI FÁBIO




Desde o último dia 01/06 o nosso noviciado conta com seis noviços. Frei Fábio Pereira, que era dos sete que compunha a turma que iniciou o noviciado 2012, depois de uma profunda reflexão resolveu voltar para sua família em Campina Grande. Todo o processo foi acompanhado pelo seu formador com quem Frei Fábio partilhava sua caminhada. A decisão de voltar para sua família o deixou mais tranquilo. Desejamos ao nosso irmão boa sorte no seu novo estado de vida.

Plantação do milho

Com a chegada das chuvas, fecundando a terra, os agricultores aproveitam esse período para as plantarem suas roças. Aqui no noviciado também se cultiva a cultura do plantio de milho e outros produtos. E para esse período preparamos o terreno e plantamos o nosso milho. Cada irmão deu a sua contribuição na preparação do terreno e na plantação. E em comunhão com todos os agricultores possamos ter uma boa safra.
Louvado seja meu Senhor por todas as tuas criaturas!

Frei Marcondes, ofm

Celebrando mês de maio


A comunidade católica de Lagoa Seca – PB, celebrou com muita fé e devoção o mês de maio, mês dedicado à Nossa Senhora.
Por ser o mês dedicado a Maria, mãe de Deus e nossa é também o mês em que se comemora o dia das mães, visto que, toda mãe traz em sua condição a ternura e o perfil da mãe de Jesus.
As celebrações em louvor a Maria, se deram num clima de muita oração, participação e catequese. Na matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro as celebrações aconteciam sempre às 19 h. Frei Francisco Gonçalves sempre animando a comunidade através da missa, da reza do terço e catequizando os paroquianos.
No convento de Ipuarana as celebrações também deram destaque ao mês de maio. A coroação de Nossa Senhora no convento aconteceu no dia 27 à noite. Já na Matriz o mês de maio foi encerrado com muita festa e beleza no dia 31/05 com a coroação e logo a seguir a missa. Destacamos o bom gosto com que os grupos prepararam cada dia bem como a coroação. Nós noviços também participamos, foi muito bom.

Frei Enielmo, ofm

Encontro com a juventude em Campinote.


No dia 20 de maio os noviços Frei Elias, Frei Enielmo e Frei Pedro participaram de um encontro com a juventude na comunidade São Pedro, em Campinote. Os jovens frades foram convidados a ajudar na parte de espiritualidade assim como, na exposição do tema: Lembra-te do teu criador nos dias de tua juventude (Ecl 12,1). Os noviços chegaram a comunidade no dia 19/05, foram acolhidos em famílias que se dispuseram, com muito carinho e atenção, a recebê-los em suas residências.
O encontro teve início no dia seguinte às 08h da manhã com a oração coordenada por Frei Enielmo. Na oportunidade convidou todos os jovens a entrarem na dinâmica do encontro. Pôde-se perceber a disponibilidade destes em acolher a palavra de Deus. Em seguida Frei Elias abordou o tema provocando os participantes a perceber de que forma estão vivendo seus dias; foi perceptível nos questionamentos levantados que os jovens precisam de atenção da igreja, sobretudo na reflexão de temas como sexualidade, relação familiar, escolha profissional e outros. Frei Pedro encerrou a manhã com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, onde todos puderam depositar no coração de Deus suas expectativas em relação as escolhas que precisam fazer ao longo da vida.
Finalizando a manhã houve uma pausa para o almoço e à tarde o parco, Frei Francisco Gonçalves, refletiu com eles sobre o sacramento da crisma. O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística.
Depois de despedir-se da comunidade os noviços retornam a casa do noviciado com o coração feliz por participarem ativamente da vida do povo de Deus, certos que valeu a pena a troca de experiências vividas durante nestes dias.

Frei Elias Pereira, OFM

VEJA AS IMAGENS DESTE MOMENTO: