POR:Frei Elias Pereira, ofm
A Campanha da Fraternidade – CF desde ano, levanta questões ligadas à saúde pública no Brasil. Com o tema: Fraternidade Saúde Pública e o lema: Que a Saúde se difunda sobre a Terra (Eclo 38,8), a CNBB quer despertar nos cristãos sensibilidade para perceber as dificuldades enfrentadas, principalmente pelo povo pobre, já que a maioria deste vive sem as mínimas condições de saúde.
Nós noviços temos participado das reuniões da Fraternidade em Família que acontecem semanalmente em três grupos de evangelização. Juntamente com as famílias discutimos o tema e tentamos encontrar soluções para os desafios vividos dos moradores. Estes recorrem ao sistema de saúde da comunidade e não conseguem assistência na maioria dos casos. Sem obter sucesso em seus tratamentos as reclamações são diversas: filas enormes, mal atendimento, falta de medicamentos, dentre outros. As reuniões proporcionam momentos de desabafo onde a comunidade encontra nos frades noviços uma escuta comprometida. Uma destas reuniões aconteceu em nossa casa no dia 12 de março. As partilhas são sempre significativas, pois percebe-se que Deus se revela na vida de seu povo por meio do testemunho. No final destas reuniões sempre é servido um lanche. Os frades também partilharam com as famílias presentes chá, café, bolo, biscoito... Esta partilha do que o Senhor nos concedeu proporcionou um momento gostoso de descontração.
Semanalmente, neste período quaresmal, realiza-se em frente ao convento e na matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a via sacra. No convento acontece sempre às quartas-feiras, às seis horas da manhã e os frades e noviços, juntamente com o povo, têm participado e na matriz às sextas-feiras às seis e meia da tarde, sempre antes da celebração eucarística e também temos participado. Meditando o caminho percorrido por nosso Senhor Jesus Cristo, nós procuramos trazer presente a realidade dos sofrimentos vividos por muitos dos filhos e filhas de Deus. Nos dois lugares segue-se o roteiro proposto pela CNBB este ano pedindo, em todas as estações, respeito e dignidade para todos.
Os jovens noviços vivem estes momentos com entusiasmo e devoção acolhendo e respeitando a história do povo de Deus, assim pedem a ajuda do Pai Criador para “QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA” (CF 2012).
0 comentários:
Postar um comentário