Aniversários

No dia 23 de novembro a nossa fraternidade estava em festa, pois celebramos a dádiva da vida de nosso irmão Frei Marcondes. Logo as 24h do dia 23 o acordamos com grande alegria para cantar os parabéns e durante ... CONTINUE LENDO

Convívio Fraterno com Conselho Regional da OFS, Paraíba e Rio Grande do Norte

No dia 24 de novembro do corrente ano, nós noviços participamos de um convívio fraterno junto com os irmãos da Ordem Franciscana Secular – OFS que integram o Conselho Regional PB/RN que estavam reunidos para avaliar a caminhada deste ano e se confraternizar... CONTINUE LENDO

IV Novinter

Durante os dias, de 08 à 11 de novembro, na casa do noviciado redentorista em Campina Grande, aconteceu o IV Novinter. O encontro contou com a presença dos Frades Menores, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Franciscanas de Maristela, Carmelitas Missionárias, Irmãs da Caridade Mãe da Misericórdia e Redentoristas... CONTINUE LENDO

III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba

No dia 26 de novembro de 2012, aconteceu no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa, o III encontro das Casas Vizinhas da Paraíba... CONTINUE LENDO.

Encontro dos Frades Idosos

Nos dias 19 e 20 de novembro, o convento Ipuarana acolheu o encontro dos frades idosos da Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil. ... CONTINUE LENDO

Mulheres de ontem, Mulheres de hoje!



"Descreve do jeito que bem entender
Descreve seu moço
Porém não te esqueças de acrescentar
Que eu também sei amar
Que eu também sei sonhar
Que meu nome é mulher"



No dia 8 de março, comemoraremos o dia internacional da Mulher, de todas as mulheres, seja ela, negra, branca, parda, índia ou mulata.
Tudo começou, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova York - Estados Unidos, fizeram uma greve. Para reivindicar melhores condições de trabalho como, redução de horário na jornada de trabalho de dezesseis para dez, igualdade no salário com os homens que recebiam mais, sendo que, elas recebiam um terço do salário de um homem, embora exercendo o mesmo tipo de trabalho.
Naquele dia, elas foram reprimidas violentamente por tal manifestação. Trancadas dentro da fábrica, foram incendiadas com o prédio aproximadamente 130 mulheres que, morreram carbonizadas num ato totalmente desumano. Daí a importância da data em solidariedade a aquelas mulheres que ao lutarem por seus direitos, foram violentamente reprimidas. Embora essa data, comemore a luta e a coragem das mulheres, houve, na história da humanidade, muito antes desse fato, mulheres de coragem e, que estão incluídas no plano de libertação e salvação da humanidade, aqui gostaria de destacar alguns nomes e sua ação profética; Miriam, ela está como uma das envolvidas no projeto de libertação dos hebreus junto com Aarão e Moisés. Seu profetismo consiste na liderança das mulheres, no louvor ao Deus que liberta e quer vida digna para todos.
Débora é uma juíza e o seu profetismo, o seu papel é; motivar as lideranças das comunidades para se unirem, e depositarem sua fé no Deus libertador. "Aqueles que te amam, Javé, que eles sejam como o sol quando se levanta em sua força" (Jz 5, 31).
Hulda, seu profetismo consiste em alertar a consciência de fé do povo e, tal consciência emerge, com o mesmo grau de agudeza, entre homem e mulher.
Agar, negra, escrava de Abraão, o nosso pai na fé. A história de Agar entra em sintonia com a história de milhares de mulheres, mães solteiras e abandonadas pelos maridos, tendo que arcar sozinhas com a criação dos filhos. Agar era escrava de Abraão, Deus a recompensa, na manifestação da promessa de grande descendência.
Ester põe em xeque a própria vida por amor ao seu povo. Ao mesmo tempo, assume a defesa do povo ameaçado, e para fazê-lo, convoca a todos para que unam forças, no mesmo tempo que, motiva a todos à pratica do jejum e da oração para o alcance da libertação.
Judite arrisca a sua vida e usa seus encantos femininos para cativar o general inimigo e assim salvar os filhos e filhas de Israel. Sua atuação e oração, faz lembrar aos homens e mulheres da America Latina, que "Deus é a nossa força e protege os oprimidos.
Por ultimo, Maria a mãe de Jesus, ela representa todas as Mulheres de ONTEM e de HOJE. Não só por ser a mãe do salvador da humanidade, mas, por seu testemunho de vida e fé no Deus LIBERTADOR. As mulheres de hoje trazem em seu rosto, a marca e o perfil de Maria. Não podem ficar de fora dessa reflexão, às mulheres que fizeram e fazem a história mundo afora, podemos lembrar-nos de; Me. Tereza de Calcutá, Olga Benário, Margarida, Maria do Espírito Santo, Ir. Dulce, Maria da Penha, Ir. Dorothy, Anita Garibaldi. No hoje da vida e da luta também fazem acontecer à história e o profetismo; Sakineh, condenada a morte pelo regime opressor do Irã, a luta da mulher latino-americana por igualdade e respeito, ela que é pivô da exploração do homem, As companheiras do MST, também aquelas que estão nas CPTs, nas periferias, nas lavouras, na liderança dos movimentos que lutam pela igualdade da mulher, aquelas que combatem o preconceito e o racismo.
Por fim, que hoje represente não somente uma data simbólica, mas de motivação, luta e solidariedade a todas as mulheres do mundo, principalmente aqueles que sofrem violência domestica, também aquelas que são violentadas sexualmente e por medo sufocam sua voz. Lutemos junto as mulheres no dia de hoje em favor da verdade e da paz.




Frei Enielmo Ehanis, noviço OFM

Carnaval em Fraternidade


As vésperas de carnaval, aos vinte dias do mês de fevereiro do ano corrente, os confrades do convento Ipuarana juntamente com Padre Acírio, os familiares e amiga de Frei Fernandes e nós noviços estivemos em clima de alegria e descontração comemorando o nosso carnaval em fraternidade na casa Porciúncula.
Foi um dia de muitas preparações para fazermos o nosso momento de folia acontecer e deixar a casa com aspecto de carnaval. O momento foi marcado pela música e pela dança carnavalesca; a alegria e o entusiasmo tomaram conta de todos não deixando ninguém ficar parado, até mesmo os que não sabiam dançar o frevo caiu na dança e deu um show de improvisos. Um momento único construído pela participação de todos que ficou gravado em nossos corações, pois podemos perceber que momentos como esse marcado pela alegria, pelo calor fraterno e pela animação sem violências poucos têm a oportunidades de desfrutar.
Destacamos também o nosso delicioso cardápio que preparado com muito amor e carinho nos proporcionou também um momento agradável, dentre as diversas iguarias da noite ressaltamos a "gia" frita que capturamos três em nosso quintal durante a semana, muitos a experimentaram pela primeira vez e ficaram com aquele gostinho de "quero mais!"
Que momentos como esse, nos façam crescer no dom da fraternidade e no amor mútuo com aqueles que nos cercam. Agradecemos a Deus por conceder a alegria em nosso meio e também agradecemos a Sérgio, Tereza e Mauriza (familiares e amiga de Frei Fernandes) pela visita durante esses dias que muito nos alegrou. Que Deus nos abençoe e nos faça perceber as aspirações que vem do alto nesse tempo quaresma para crescermos na intimidade com a pessoa de Jesus Cristo.

Paz e bem!
Frei Pedro Neto, Nov. ofm.

Visita a comunidade Novo Horizonte


Uma das primeiras experiências vividas pelos jovens noviços aconteceu no dia 26 de janeiro. A visita à comunidade Novo Horizonte em João Pessoa-PB, provocou entusiasmo e comoção no grupo, entusiasmo pela missão franciscana e comoção ao deparar-se com a realidade do povo de Deus que sofre a ação da violência.

Os noviços chegaram acompanhados pelo atual pároco e guardião da fraternidade Nossa Senhora do Rosário, Frei Hermano Heyens, ofm. Recebidos por Dona Paula, uma moradora da comunidade foram convidados a conhecer melhor o local, como exemplo a capela que doada por Dona Paula, acolhe a todos para partilhar suas vidas, buscando forças e esperança, superando as adversidades do cotidiano. A realidade local é marcada pela opressão das drogas, da criminalidade que atua destruindo as famílias e o futuro dos jovens.

Observando uma nascente situada no meio da comunidade, percebemos mesmo diante de dificuldades, que Deus está do lado de seus filhos, de maneira viva e muito concreta, a cada dia Ele traz alento à dor de tantos que perdem seus filhos para criminalidade, também se alegra a cada vida gerando frutos de amor. É importante acreditar, lutar pela vida, pois a felicidade só existe se realmente crermos que Deus está no meio de nós.

Paz e bem!

Frei Elias, ofm

Momento de formação com Frei Anastácio

No dia 31 de janeiro desse ano, nós noviços franciscanos, participamos de um dia inteiro de formação e reflexão, junto ao Frei Anatácio, ofm na fraternidade Nossa Senhora do Rosário- João Pessoa-PB.

O encontro se deu em dois momentos, pela parte da manhã, tivemos a oportunidade de refletirmos sobre o documento da conferência episcopal de Puebla. Falamos também da inserção e missão da Igreja no compromisso com os mais necessitados, indo além das estruturas eclesiais. Na parte da tarde se deu o segundo momento com outra reflexão sobre as políticas públicas, do governo Lula e da atual Presidente Dilma Rousseff.

O encontro se deu no clima de muita reflexão e debates sobre tudo que vivenciamos naquele dia.

Frei Enielmo Ehanis, ofm.

Formação sobre Liturgia


Durante os dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2012 e João Pessoa – PB, tivemos formação sobre liturgia com Frei Erivaldo Valdomiro (da fraternidade de Salvador – BA).
Foram dias de bastante aprendizado, onde podemos entender o significado da liturgia no nosso dia-a-dia e sua importância na vida da Igreja.
Entre muitos significados de liturgia, um deles merece à nossa atenção: “Liturgia é o encontro mais íntimo do discípulo com o seu Senhor e dela recebe motivação e força para a missão na Igreja e no mundo”. Na ocasião, frei Erivaldo aprimorou os nossos conhecimentos sobre Liturgia das Horas, nos explicando sobre o porquê e como devemos rezá-la de uma forma mais contemplativa e verdadeira.
Ao Frei Erivaldo, os nossos sinceros agradecimentos, pela disponibilidade e pelo conteúdo do aplicado.

Frei Rômulo, ofm.

Ipuarana berço Vocacional


Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, Frei Anézio Gomes, ofm nos apresentou toda a área construída do colégio Seráfico Santo Antonio, hoje conhecido como convento Ipuarana. Mostrou-nos parte por parte onde funcionava cada compartimento e relembrou sua chegada neste enorme berço vocacional.
O colégio Santo Antonio começou a ser construindo em 1940 e terminou em 1952, chegando a comportar trezentos alunos de várias partes do nordeste. Durante os trinta anos que funcionou como colégio Seráfico chegou a atender cerca de dois mil alunos.
Aos que ajudaram a construir IPUARANA, que Deus lhes recompense e aos que fazem parte desta comunidade Franciscana não deixe se apagar esta bela memória vocacional da Província de santo Antonio do Brasil.

Paz e bem!

Frei Marcondes, ofm.

Assentamento João Gomes – Queremos uma terra sem males!


Nos dias 27 e 28 de janeiro, nós noviços franciscanos, juntamente com Frei Anastácio, ofm nos fizemos presentes entre os agricultores e índios do assentamento Mucatu em Alhandra – PB.
Quando chegamos fomos muito bem acolhidos entre os assentados e pudemos perceber de perto grandiosos sinais das primeiras comunidades, onde todos partilham seus sofrimentos, alegrias e alimentos, onde ninguém passa fome e todos possuem uma vida digna através de seu trabalho na agricultura.
Estivemos presenciando de perto a luta do povo que se organiza para impedir a entrada da empresa de cerâmica Elizabeth , que deseja extrair matéria prima do assentamento, tendo como conseqüência a poluição das águas e das terras.
Foi um dia muito rico e de aprendizado junto com o povo. Esperamos que eles consigam preservar suas terras e nunca se deixem vencer pelos opressores que só visam o lucro.

Axé e muita força pra lutar!

Frei Erick Ramom, ofm.

Um ano de expectativas!


Após o convívio junto à fraternidade Nossa Senhora do Rosário em João Pessoa – PB, no dia 02 de fevereiro, nós noviços chegamos a Casa Porciúncula no convento Santo Antonio na cidade de Lagoa Seca – PB, onde fomos bem acolhidos pela fraternidade local que estava em festa por ocasião da primeira profissão da turma dos noviços 2011.
Os primeiros dias foram dedicados a acomodação na nossa casa e de adaptação ao clima da região, bem como conhecer toda programação do noviciado que foi apresentada pelo nosso formador Frei Fernandes, ofm. Não poderíamos deixar de citar o acolhimento do povo de Lagoa Seca que irá caminhar junto conosco este ano.
E assim cheios de esperança e expectativas de vivenciar bem o nosso ano de provação, nos sentimos motivados a experimentar concretamente a vida fraterna com o desejo de seguir Jesus Cristo de mais de perto segundo o exemplo de São Francisco.

Paz e bem!
Frei Fábio, ofm

POSSE DO NOVO GUARDIÃO DE IPUARANA


No dia 13 de Fevereiro desse ano, aconteceu no Convento de Santo Antonio de Lagoa Seca – PB, a posse do nosso novo Guardião e vice-mestre de Noviços, Frei Marcos Osmar. Que chegou à nossa Fraternidade, uns quatro dias antes da sua posse e, acompanhado pelo Frei Osmar que lhe mostrou com muita gratuidade a sua nova casa, pode se sentir mais vontade quanto a sua nova missão.
Com muito carinho e alegria, nós Noviços, juntamente com o nosso mestre Frei Fernandes e os demais frades que compõem esta fraternidade, Fr. Anésio, Fr. Cristovão Fr. Hermano e Fr. Osmar da Silva, antigo Guardião, recebemos Frei Marcos num clima de muita fraternidade e acolhida. Após esse momento, na presença de todos nós, Fr. Osmar transferiu para o novo Guardião, uma grande CHAVE, simbolizando todas as chaves do Convento, acompanhada do livro caixa.
Por fim, continuamos a celebração desse momento, com um delicioso jantar em homenagem à chegada do novo Guardião de nossa casa, seguido de muita alegria, música e festa.


Fr. Enielmo Ehanis, Noviço OFM